Como funcionam os anúncios para Topo de Funil (ToFu)?
Todo processo de vendas online passa por algumas etapas, que delimitam o seu público e tornam os seus anúncios cada vez mais segmentados. Isso é o que chamamos de Funil de Vendas.
O primeiro estágio dessa segmentação é o Topo de Funil (ToFu), que abrange uma grande quantidade de consumidores, a maioria dos quais está fazendo contato pela primeira vez com a sua empresa.
Eles ainda não sabem que possuem um problema, que pode ser resolvido com produtos do seu negócio. Assim, o Topo de Funil serve para atrair o público mirando nessas questões. Veja a seguir mais sobre como funciona essa etapa da segmentação de vendas.
Objetivos do Topo de Funil de vendas
Como falamos inicialmente, o ToFu é a porta de entrada dos clientes para a sua empresa. Assim, você precisa despertar o interesse desses consumidores para, posteriormente, fazer com que caminhem para as próximas etapas do funil até concluir a venda.
Portanto, consideramos como objetivos do Topo de Funil:
- Atrair visitantes gerais para que conheçam o seu e-commerce, fazendo uso de mídias pagas e orgânicas;
- Chamar a atenção dos visitantes para os problemas que eles têm, mas que até agora nem sabiam que existiam;
- Conscientizar os visitantes de que eles podem resolver esses problemas através de produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa.
Como definir a melhor estratégia de mídia paga para o ToFu?
Infelizmente não existe fórmula pronta para nenhuma estratégia de mídia para. Assim, se você busca o mix ideal de comunicação para a sua marca, isso deverá levar em consideração o público-alvo, as tendências de mercado, a época do ano e muito mais.
A dica principal aqui é focar sempre em comunicação integrada e manter um bom planejamento. Veja abaixo alguns pontos que não podem faltar na sua estratégia:
Entender o público
Aquele tipo de empresa que acha que qualquer um com dinheiro é seu público-alvo ou que ele é sempre o mesmo ao longo dos anos, dificilmente vai conseguir atingir consumidores com bom potencial de compra.
Ao criar uma persona para o seu negócio, você consegue definir quem precisa atingir com os anúncios e pode traçar a melhor maneira de fazer isso.
Definir os objetivos da marca
É claro que aumentar o faturamento é importante para uma empresa, mas você já pensou no que fazer para chegar lá? Antes de mais nada, para conseguir compradores a sua marca deve ser reconhecida.
Assim, alguns objetivos válidos para topo de funil incluem: o aumento do reconhecimento da marca em “x” canais, maior alcance, engajamento, interação, acessos no site, entre outros.
Delimitar o investimento da campanha
Um dos pontos mais importantes para delimitar o investimento da campanha é o mercado de atuação. Caso seja um nicho conhecido, a empresa pode focar mais em Meio e Fundo de Funil. Agora se houver menos reconhecimento, então será necessário investir em ToFu para angariar clientes.
Outra questão relevante é o momento em que a empresa se encontra. No caso de ser um negócio que está buscando uma expansão no mercado e reconhecimento de marca, o investimento em Topo de Funil será maior.
Produzir criativos específicos para ToFu
Os criativos direcionados para o ToFu não podem ser os mesmos de Meio e de Fundo de Funil, justamente porque os seus objetivos são diferentes e, portanto, a arte também será.
O conteúdo a ser direcionado para público de Topo de Funil precisa ser de fácil entendimento, associativo e intuitivo, focando em despertar conhecimento, educar, mostrar qualidade e autoridade. Dessa forma, irá causar uma lembrança significativa de marca nos usuários.
Como mensurar os resultados de Topo de Funil?
Existem várias maneiras de mensurar os resultados de ToFu. Inclusive, diversas ferramentas de anúncios, como o Google Ads, fornecem ótimos dados para que você possa analisar a evolução ou declínio da ideia, além dos resultados da estratégia adotada.
Outra dica de plataforma que funciona para administrar o Funil de Vendas de um e-commerce é a RD Station. Com ela você pode trabalhar o Topo, Meio e Fundo de Funil; gerir a sua Régua de Relacionamento; medir o Lead Scoring; criar jornadas de compras personalizadas e mais.
Independente da ferramenta utilizada, não deixe de mensurar os resultados das suas estratégias, assim você pode acompanhar o êxito ou não das campanhas e descobrir o que funciona melhor para o seu público.
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