Como usar o YouTube Shorts na sua estratégia?

Como usar o YouTube Shorts na sua estratégia?
10 de março de 2023

No ambiente virtual é comum que as plataformas fiquem em contínua renovação, de forma a manter o interesse do público, já que elas disputam constantemente por sua audiência. Dentro dessa lógica nós vimos, em 2021, o YouTube oferecer seu novo recurso: o Youtube Shorts.

De olho em redes como o TikTok, que não para de crescer, o YouTube lançou a sua versão para vídeos curtos. Nesse artigo iremos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o recursos e como usá-lo na sua estratégia de marketing digital.

O que é YouTube Shorts?

Para você que ainda não conhecia esse recurso, nós vamos explicar, o YouTube Shorts é uma opção que existe dentro da plataforma do YouTube, por ela o produtor de conteúdo publica vídeos de curta duração (no máximo 60 segundos) e em formato vertical, focado em usuários de smartphones. 

Esse tipo de conteúdo é inspirado nos vídeos do aplicativo TikTok, que lançou e consolidou esse formato na internet, que posteriormente apareceu também no Instagram com o Reels. Agora o YouTube busca acompanhar a tendência para melhorar a experiência de seus usuários.

Quais são as vantagens de usar o YouTube Shorts?

Como você percebeu, o formato dos vídeos curtos na vertical vem ganhando força nas redes sociais. Veja aqui quais as vantagens de usar o YouTube Shorts com a sua audiência:

  • Engajar a audiência em torno da marca: YouTube Shorts é um tipo de conteúdo descontraído, de rápido consumo, com uma linguagem simples e dinâmica. Então, aproveite a plataforma para fortalecer a imagem da sua marca e a comunidade em torno dela.
  • Aumentar a visibilidade da marca: você pode alcançar muitas pessoas que ainda não conhecem o seu canal, pois não é preciso ser inscrito para ver os Shorts. Por isso, aproveite para lançar conteúdos originais e criativos, com potencial de viralizar na plataforma. 
  • Ganhar mais inscritos para o canal: com tanta visibilidade para os Shorts, você tem mais chances de aumentar o número de inscritos do seu canal, pois os seus vídeos serão recomendados conforme os interesses de cada usuário, a partir do algoritmo do YouTube.
  • Criar e publicar vídeos com facilidade: a intenção do Shorts é atrair criadores iniciantes, que se sentem intimidados com a necessidade de produção dos vídeos longos do YouTube. Por isso, oferece ferramentas simples para criar e postar vídeos curtos.

Como criar e enviar um vídeo no YouTube Shorts?

Veja a seguir o passo a passo de como utilizar as ferramentas da plataforma para criar e postar os seus vídeos no Shorts. 

Lembrando que, como o foco é nos smartphones, você só poderá produzir esse tipo de conteúdo pelo celular. A versão desktop permite apenas subir vídeos já prontos.

1. Acesse o aplicativo

Abra o app do YouTube no celular, faça o login e toque no botão Criar. Depois, selecione “Criar um Short”.

2. Escolha uma música

Na edição do vídeo, clique em “Adicionar áudio” para navegar pela biblioteca de áudio e escolher a melhor trilha. Também é possível utilizar a trilha de um vídeo já pronto da plataforma, basta clicar em “Usar este som” para começar a criar o seu conteúdo a partir dele.

3. Grave os vídeos

Para isso, basta manter o botão de captura pressionado ou clicar uma vez para iniciar e outra vez para parar de gravar. É possível também acessar a galeria do celular e adicionar um vídeo já gravado. Além disso, existem ainda opções para mudar a velocidade da gravação, gravar com um timer e unir os clipes.

4. Edite o Short

Depois da gravação pronta, você pode editar o vídeo com filtros, textos, legendas e outros recursos de edição, que tornam o seu Short mais criativo e interessante.

5. Envie o Short para o YouTube

Quando estiver tudo certo com o seu vídeo, toque em “Próximo” para adicionar um título e, depois, clique em “Enviar” e pronto! Lembrando que também é possível criar um Short a partir de um vídeo longo do seu canal, basta acessar o conteúdo, clicar em “Criar”, fazer as edições necessárias e subir na plataforma.

Como usar o YouTube Shorts na estratégia de marketing digital?

Agora que você já sabe porque e como produzir um Shorts, confira nossas dicas para alinhar a plataforma às estratégias de marketing do seu negócio. Acompanhe:

Estruture o canal da marca no YouTube

O YouTube Shorts pode ser um grande aliado para quem deseja aumentar a audiência e consolidar o seu canal nesta plataforma de vídeos.

Mas, para isso, é preciso primeiro estruturar o canal da marca para receber (e manter!) os novos inscritos que se interessarem pelo conteúdo que você tem a oferecer. Poste com regularidade, traga assuntos relevantes para a audiência e capriche na produção dos vídeos.

Entenda o que o seu público deseja

Toda estratégia de marketing digital se baseia na persona que a empresa deseja alcançar. Esse personagem semi-fictício, baseado em dados reais sobre seus clientes, ajuda a definir a linguagem e o tipo de conteúdo que você deve publicar.

No caso do YouTube Shorts, é importante também entender os interesses do público que consome esse tipo de conteúdo na plataforma. Eles estão buscando vídeos educativos? De entretenimento? Você só vai descobrir isso se observar o comportamento da audiência e, assim, poder alinhar os seus vídeos com essas necessidades.

Prenda a atenção desde o início

Diferente dos vídeos tradicionais do YouTube, os Shorts não têm uma miniatura (thumbnail) para atrair o clique dos usuários. O que eles veem, quando acessam um Short, já são os primeiros segundos do vídeo. Isso significa que você precisa captar a atenção das pessoas logo no início.

Pense em algo que instigue a curiosidade do usuário e o faça permanecer para assistir até o final. Pode ser uma imagem criativa, uma frase de impacto ou uma pergunta provocativa, por exemplo.

Siga as tendências

O TikTok e o Reels do Instagram são as principais fontes de tendências para vídeos curtos. Por isso, fique de olho nessas plataformas para aproveitar o hype e ganhar mais visualizações.

As trends podem estar relacionadas a algum assunto em alta, um áudio que está viralizando ou alguma forma diferente de gravar o vídeo, por exemplo. Então, se a tendência faz sentido para a sua marca e aproveite para trazê-la ao seu canal.

Faça pequenos tutoriais

Nem só de dancinhas e desafios vive o YouTube Shorts, lembre-se de que muitos usuários estão no YouTube para aprender coisas novas. Dessa forma, os tutoriais são um dos tipos de conteúdo com maior potencial de sucesso na plataforma.

Utilize o Shorts para compartilhar tutoriais relacionados à sua área de atuação. Pense em conteúdos que podem ser transmitidos em apenas alguns passos simples, já que a duração dos vídeos é bem curta.

Responda dúvidas

Outro tipo de vídeo que funciona para os Shorts são aqueles respondendo dúvidas. Se você conhece bem a sua persona, deve saber quais são as suas principais dores e como contorná-las.

Você pode trazer uma pergunta recebida dos seus seguidores para um vídeo no YouTube Shorts e respondê-la em até 60 segundos. Essa dúvida pode ser a mesma de várias outras pessoas, que também vão se interessar pelo conteúdo. 

Analise os dados

Por fim, não deixe de lado uma das tarefas mais importantes para quem trabalha com marketing digital: ficar de olho nos dados.

O YouTube oferece alguns dados e relatórios sobre o consumo dos Shorts. Você pode entender qual perfil de público está gostando dos seus vídeos curtos e quais conteúdos estão fazendo mais sucesso. Assim, é possível criar vídeos cada vez mais relevantes para a audiência.

Essas são algumas dicas para iniciar sua estratégia com o YouTube Shorts. Antes de tudo, analise se ela é relevante para a sua marca e como pode se inserir na sua estratégia de marketing digital. Depois disso, basta colocar a mão na massa!

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