O que está errado na minha estratégia? Checklist básico de performance

O que está errado na minha estratégia? Checklist básico de performance
Autor Conteúdo Numeratti 28 de junho de 2022

Quando a sua página não está atraindo os olhares esperados para ela, é hora de rever a estratégia de performance utilizada pelo seu time. Para fazer isso nada melhor que ter uma checklist com os pontos principais desse processo.

Observando esses quesitos com o seu time fica mais fácil de identificar pontos fracos na estratégia e o que fazer para melhorá-los. Por isso, nós trouxemos aqui hoje uma checklist de performance para servir de orientação, vamos conferir?

Antes de tudo

Responda rapidamente: quais são suas metas de campanha? Elas são possíveis de serem alcançadas? Quanto esforço seria necessário para isso? Em se tratando de otimização de conversões você precisa ter tudo isso bem definido logo de início. Por isso confira os seguintes passos:

  • Defina o objetivo principal da sua campanha. Por exemplo, “aumentar o número de vendas” ou “captar mais clientes”.
  • Agora, transforme este objetivo em uma meta específica, mensurável,

alcançável, relevante e baseada em tempo. Ex.: “aumentar 15% as vendas até novembro” 

  • Certifique-se de que todos os envolvidos no projeto estão cientes dessa meta. Ou seja, o cliente, a equipe, o atendimento, o planejamento, etc.
  • Desenhe o seu funil de vendas/fluxo estratégico e verifique todos os passos que levam o cliente até a compra. Deixe isso claro para o cliente e a equipe.

Prestes a começar

Ok, agora todas as metas da campanha estão estabelecidas, a equipe está ciente delas e o trabalho está pronto para começar, certo? Antes de iniciar pra valer tenha certeza de checar mais algumas coisas que podem ficar esquecidas.

  • Verifique se o cliente possui uma conta de negócios ativa.
  • Tenha acesso à conta de anúncios dele e veja se ela tem saldo suficiente para executar a campanha. 
  • Antes de rodar a campanha, configure o pixel do Facebook/Google e teste para garantir que eles funcionam.
  • Use o Google Analytics no seu site para que você possa monitorar todos os resultados da campanha.
  • Configure a conta de anúncios para que ela mostre todos os indicadores que você precisa observar de maneira simples e objetiva.
  • Levante as bases de dados que o seu cliente possui e que podem ser úteis (lista de clientes, histórico de vendas, banco de leads, etc). Tudo isso pode ser usado para a criação de públicos personalizados.
  • Se o cliente trabalha com venda de produtos online (e-commerce), certifique-se de que o catálogo do Facebook/Google está corretamente configurado.

Acerte no público

Uma das grandes vantagens dos anúncios online é a possibilidade de segmentação do público. Por isso, não esqueça de fazer testes com audiências diferentes até encontrar aquela com o maior retorno possível, outras dicas são:

  • Faça testes com as otimizações avançadas do Facebook/Google, ativando opções de ROAS desejado ou CPA desejado para tentar se aproximar do seu objetivo.
  • Utilize sistemas gratuitos de análise de anúncios (como o Captain Growth) para verificar e sugerir alterações pertinentes.
  • Limite a faixa etária, isso direciona o anúncio para o grupo de pessoas com a maior taxa de conversão da sua base.
  • Utilize as “regras automatizadas” do Facebook/Google para definir em quais situações os anúncios devem pausar ou aumentar o investimento.

Um bom anúncio é essencial

Agora que já falamos sobre o público-alvo, é hora de verificar também algumas dicas para configurar o seu anúncio da melhor maneira. Lembre-se de que é por meio dele que os potenciais clientes terão acesso à sua marca pela primeira vez. 

  • Escreva um título que mostre às pessoas o que elas devem esperar da sua página. A comunicação do anúncio e da Landing Page devem obedecer o mesmo padrão visual e de discurso.
  • Mantenha o título curto e amigável aos mecanismos de busca, utilizando termos específicos e que ressaltem uma dor do cliente. Você pode inserir de um a três gatilhos mentais no seu título.
  • Teste títulos diferentes e varie os gatilhos mentais para entender qual funciona melhor com o seu público.
  • Tente utilizar setas ou marcações para destacar alguma informação na imagem

do seu anúncio. Setas direcionam a leitura e chamam a atenção do usuário.

O copy da página

O anúncio é o que faz as pessoas irem para a sua página, mas é o conteúdo que fará produto ser comprado. Por isso é preciso investir tanto em copywriting quanto SEO para otimizar os textos exibidos, para tanto siga algumas dicas:

  • Certifique-se de que os títulos em destaque na página mostrem que você possui

a solução para a dor do cliente.

  • Utilize estatísticas, exemplos, citações e perguntas para contar uma “história” em sua página, o famoso storytelling.
  • Destaque os recursos e benefícios da solução e faça distinção entre eles. Recursos são características de um produto ou serviço e benefícios são aquilo que o produto pode fazer pelo seu cliente.
  • Use a primeira pessoa sempre que isso fizer sentido e busque uma linguagem simples, evitando jargões técnicos.
  • Cuide do SEO da página, incluindo termos que seu público-alvo procura no Google.
  • Destaque palavras-chave de impacto do seu texto com negrito. Isso fará com que o usuário grave essas palavras.
  • Revise toda a página para garantir que não existem erros que podem prejudicar sua autoridade, como ortográficos, de números ou outras informações.

Construa a confiança

Uma coisa é certa: o público só vai comprar de você se acreditar que o site é confiável, para isso algumas técnicas são recomendadas, como ter um site com design atraente e boa usabilidade, além de passar informações verídicas sempre. Outros pontos para se atentar são:

  • Mostre a experiências de clientes reais, se possível, em vídeo.
  • Inclua vídeos do seu produto ou do seu serviço em execução, para que o público possa entender que você realmente entrega o que está prometendo.
  • Deixe um espaço aberto para que as pessoas comentem sobre o seu produto.
  • Mostre dados que comprovem sua autoridade: Número de prêmios, número

de clientes satisfeitos, taxa de aprovação, etc.

  • Quebre objeções do cliente, oferecendo garantia estendida ou frete grátis.
  • Se possível, libere uma maneira do cliente entrar em contato direto com

o produtor: whatsapp, e-mail, telefone. Isso  passará mais segurança.

Utilize esta checklist sempre que precisar rever os passos da sua estratégia e tenha certeza de estar sempre sendo bem claro nos anúncios, além de direcioná-los para o público correto. 

A Numeratti é especialista em performance e estratégia digital, entre em contato com a gente para saber mais informações e até a próxima!

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