Qual a importância do Lifetime Value (LTV) para a sua empresa?


Margem bruta × (Taxa de retenção ÷ [Taxa de desconto − Taxa de retenção])
Essa fórmula é indicada para empresas cujas vendas anuais não são constantes e, portanto, mais complexas de analisar.
LTV com Churn Rate
Por último, umas das maneiras de se calcular o LTV é considerando a taxa de cancelamentos que o seu negócio teve, ou seja, o Churn Rate. A fórmula fica assim:
Valor do Ticket Médio x Tempo de retenção
Nesse cálculo é necessário saber o Valor do Ticket Médio da empresa e o Tempo de Retenção, que pode ser obtido ao multiplicar o número de cancelamentos pelo respectivo período, somar todos os resultados e então dividir pelo número total de cancelamentos.
Como melhorar seu LTV?Conquistar e fidelizar clientes certamente não é uma tarefa fácil, mas não deixa de ser essencial para empresas que desejam obter sucesso no mercado. E é por isso que esses empreendimentos precisam entender tudo sobre o Lifetime Value, ou LTV.
Quer saber sobre o LTV e como ele pode impactar o seu negócio? Continue a leitura e confira.
O que é LTV?
Lifetime Value pode ser traduzido literalmente como “valor do tempo de vida”. Agora, no mundo dos negócios o LTV se configura como uma métrica utilizada para calcular qual é o lucro que o consumidor trouxe para a sua empresa.
Portanto, ao calcular o LTV é possível medir o quanto você fatura com um cliente ao longo de todo o relacionamento dele com o seu negócio.
E o que fazer com esse resultado? Bom, a partir disso, o empreendedor consegue verificar as melhores estratégias para aumentar a retenção de clientes e também como os seus consumidores podem trazer novos rendimentos.
Por exemplo, ao verificar o melhor meio de retorno entre os consumidores, o gestor pode decidir aumentar o investimento no produto, no relacionamento com o cliente ou até no aprimoramento da equipe de vendas.
Qual a importância do LTV para a sua empresa?
Ao definir com mais precisão o tempo que os consumidores utilizam o seu serviço ou produto e o quanto dinheiro eles gastam com isso, é possível:
- Definir uma projeção de lucro mensal;
- Compreender quais são as oportunidades mal aproveitadas e como transformá-las em estratégias para reter mais clientes;
- Encontrar falhas que podem levar os consumidores desistirem de adquirir o produto ou serviço.
Portanto, o cálculo do Lifetime Value é essencial para guiar quais decisões devem ser tomadas para gerar mais renda para o negócio.
Para isso, o empreendedor consegue utilizar essa métrica de duas maneiras principais. Primeiro, tem o LTV preditivo, que possibilita realizar projeções de lucros de acordo com o relacionamento com o consumidor. Depois há o LTV histórico, em que analisa a soma de lucros de todas as compras feitas pelo cliente.
Como calcular o Lifetime Value?
Agora que você entendeu o que é o LTV e quais tipos são utilizados dentro de uma empresa, vamos mostrar de que forma realizar o seu cálculo.
LTV Simples
A maneira mais básica de calcular o LTV é pela seguinte fórmula:
(Receita anual por cliente × relacionamento com o cliente em anos) − Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Esse modelo é mais indicado para empreendimentos que dispõem de receita anual, geralmente são as empresas SaaS ou outras que usam do pagamento recorrente.
LTV Tradicional
Outra forma de calcular o LTV é a seguinte:
Para conseguir reter um cliente a empresa deve investir primeiramente na qualidade daquilo que está sendo ofertado. Por isso, se você conseguir fidelizar o público, também irá melhorar o seu Lifetime Value.
Veja algumas dicas de como fazer isso:
- Invista em programas de fidelidade para estimular compras e manter os consumidores ativos;
- Use o marketing de conteúdo para gerar valor à sua empresa;
- Foque no sucesso dos canais de atendimento;
- Aposte em inovações.
Não deixe de monitorar também o Churn rate, Custo de Aquisição do Cliente (CAC), Ticket Médio e demais métricas que mostram o nível de retorno do seu empreendimento.
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