Qual a importância do Lifetime Value (LTV) para a sua empresa?

Qual a importância do Lifetime Value (LTV) para a sua empresa?
Autor Conteúdo Numeratti 23 de junho de 2022 5 min. de leitura

Margem bruta × (Taxa de retenção ÷ [Taxa de desconto − Taxa de retenção])

Essa fórmula é indicada para empresas cujas vendas anuais não são constantes e, portanto, mais complexas de analisar.

LTV com Churn Rate

Por último, umas das maneiras de se calcular o LTV é considerando a taxa de cancelamentos que o seu negócio teve, ou seja, o Churn Rate. A fórmula fica assim:

Valor do Ticket Médio x Tempo de retenção

Nesse cálculo é necessário saber o Valor do Ticket Médio da empresa e o Tempo de Retenção, que pode ser obtido ao multiplicar o número de cancelamentos pelo respectivo período, somar todos os resultados e então dividir pelo número total de cancelamentos.

Como melhorar seu LTV?Conquistar e fidelizar clientes certamente não é uma tarefa fácil, mas não deixa de ser essencial para empresas que desejam obter sucesso no mercado. E é por isso que esses empreendimentos precisam entender tudo sobre o Lifetime Value, ou LTV.

Quer saber sobre o LTV e como ele pode impactar o seu negócio? Continue a leitura e confira.

O que é LTV?

Lifetime Value pode ser traduzido literalmente como “valor do tempo de vida”. Agora, no mundo dos negócios o LTV se configura como uma métrica utilizada para calcular qual é o lucro que o consumidor trouxe para a sua empresa.

Portanto, ao calcular o LTV é possível medir o quanto você fatura com um cliente ao longo de todo o relacionamento dele com o seu negócio. 

E o que fazer com esse resultado? Bom, a partir disso, o empreendedor consegue verificar as melhores estratégias para aumentar a retenção de clientes e também como os seus consumidores podem trazer novos rendimentos.

Por exemplo, ao verificar o melhor meio de retorno entre os consumidores, o gestor pode decidir aumentar o investimento no produto, no relacionamento com o cliente ou até no aprimoramento da equipe de vendas. 

Qual a importância do LTV para a sua empresa?

Ao definir com mais precisão o tempo que os consumidores utilizam o seu serviço ou produto e o quanto dinheiro eles gastam com isso, é possível:

  • Definir uma projeção de lucro mensal;
  • Compreender quais são as oportunidades mal aproveitadas e como transformá-las em estratégias para reter mais clientes;
  • Encontrar falhas que podem levar os consumidores desistirem de adquirir o produto ou serviço.

Portanto, o cálculo do Lifetime Value é essencial para guiar quais decisões devem ser tomadas para gerar mais renda para o negócio.

Para isso, o empreendedor consegue utilizar essa métrica de duas maneiras principais. Primeiro, tem o LTV preditivo, que possibilita realizar projeções de lucros de acordo com o relacionamento com o consumidor. Depois há o LTV histórico, em que analisa a soma de lucros de todas as compras feitas pelo cliente.

Como calcular o Lifetime Value?

Agora que você entendeu o que é o LTV e quais tipos são utilizados dentro de uma empresa, vamos mostrar de que forma realizar o seu cálculo.

LTV Simples

A maneira mais básica de calcular o LTV é pela seguinte fórmula:

(Receita anual por cliente × relacionamento com o cliente em anos) − Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Esse modelo é mais indicado para empreendimentos que dispõem de receita anual, geralmente são as empresas SaaS ou outras que usam do pagamento recorrente.

LTV Tradicional

Outra forma de calcular o LTV é a seguinte:

Para conseguir reter um cliente a empresa deve investir primeiramente na qualidade daquilo que está sendo ofertado. Por isso, se você conseguir fidelizar o público, também irá melhorar o seu Lifetime Value.

Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Invista em programas de fidelidade para estimular compras e manter os consumidores ativos;
  • Use o marketing de conteúdo para gerar valor à sua empresa;
  • Foque no sucesso dos canais de atendimento;
  • Aposte em inovações.

Não deixe de monitorar também o Churn rate, Custo de Aquisição do Cliente (CAC), Ticket Médio e demais métricas que mostram o nível de retorno do seu empreendimento.

Gostou do nosso artigo? Continue nos acompanhando, em breve voltaremos com mais conteúdos sobre empreendedorismo, gestão e soluções de mercado.

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