5 Tendências Para Sua Marca Se Destacar em 2024

5 Tendências Para Sua Marca Se Destacar em 2024
Conteúdo Numeratti 9 de fevereiro de 2024 5 minutos

Todo começo de ano uma pergunta ronda os pensamentos de muitas pessoas das mais diversas áreas “qual serão as tendências desse novo ano?” Claro que estar atualizado é fundamental para manter a relevância, ser inovador e alcançar resultados é o que muitas empresas chamam de sucesso. Pensando nisso é que saímos à procura de incorporar as tendências, em busca de ser o diferencial em meio a competitividade. 

Antes de citarmos as tendências em si. Precisamos lembrar do porquê a buscamos e a resposta é: buscamos entender o comportamento dos consumidores. Kotler em sua obra “Marketing 4.0” já dizia que precisamos começar pelos objetivos dos consumidores e avaliar as alternativas potenciais que eles poderiam aceitar para alcançar seus objetivos, por isso, a importância de estar atento às novidades e inovar-se é preciso. Em consideração a isso, separamos algumas tendências para 2024 que podem transformar seu negócio e a relação do consumidor com sua marca.

1º Inteligência Artificial

2023 foi sem dúvidas um ano marcado pela popularização de IA’s como ChatGPT, a tendência segundo pesquisas é que haja um crescimento muito de uso das ferramentas para o aumento da produtividade e eficiência. Por exemplo, há diferentes máquinas que podem contribuir para criar roteiros, melhorar imagens ou até mesmo analisar dados.  Claro que é preciso entender a melhor forma de incluir essas ferramentas em nossa rotina de trabalho de modo estratégico. 

2º Hipersegmentação

De maneira simplificada, refere-se à prática de dividir um mercado-alvo em segmentos muito específicos e direcionar estratégias de marketing e vendas para atender às necessidades exclusivas de cada segmento. Em outras palavras, é como se fossem criados grupos super especializados dentro do público-alvo maior.

Isso pode trazer os seguintes resultados:

  • Entendimento mais profundo do cliente: A hipersegmentação, as empresas podem entender melhor as necessidades, desejos e comportamentos específicos de grupos mais pequenos de consumidores, permitindo oferecer produtos ou serviços mais alinhados com suas expectativas.
  • Personalização eficaz: Com a hipersegmentação, é possível personalizar mensagens de marketing, produtos ou serviços de maneira mais eficaz, aumentando a probabilidade de os consumidores se engajarem e realizarem uma compra.
  • Eficiência nos recursos: Ao focar em segmentos específicos, a empresa pode direcionar seus recursos de marketing, publicidade e vendas de forma mais eficiente, maximizando o retorno sobre o investimento.
  • Competitividade: Hipersegmentar pode ajudar a empresa a se destacar da concorrência, pois ela está mais apta a oferecer soluções mais direcionadas e personalizadas, o que pode atrair e reter clientes de maneira mais eficaz.

3º Collabs e Parcerias

Já diria Kotler a conectividade transformou o modo como enxergamos a concorrência e os consumidores. A colaboração e a cocriação são uma parte importante hoje em dia. O “jogo não é mais” um ganha e outro perde. Assim como, os clientes não são mais receptores passivos. A realidade agora é que para ter relevância é preciso colaborar com outros grupos e até envolvê-los na participação. Assim as marcas não só aumentam a visibilidade, como  também aprendem com novos parceiros.

4º Canais de Mensagem Direta

O jeito como as pessoas usam a internet está mudando muito rápido. Você já percebeu como todo mundo fica o tempo todo com o celular na mão, trocando mensagens e se conectando com outras pessoas ou empresas?

A verdade é que o Marketing Conversacional está se tornando cada vez mais importante. Grandes empresas de redes sociais, como aquelas ligadas à Meta, estão investindo bastante em formas de conversar diretamente com as pessoas.

O próprio Mark Zuckerberg citou que as plataformas da Meta têm 600 milhões de conversas pelo celular. Diante disso, as empresas estão trabalhando para deixar essa experiência ainda melhor e trazer inovações em busca de facilitar os negócios.

5º Branding no foco das marcas

Criar marcas fortes e experiências memoráveis sempre foi uma maneira de destacar-se, mas agora essa estratégia está se tornando mais palpável e não é mais vista apenas como um investimento a longo prazo. A complexidade dos meios de comunicação, o aumento da concorrência e o custo crescente da publicidade online, fortalecem a marca tornando-se crucial para o desempenho, afetando a conversão de forma direta e indireta.

Diante da crescente competição pela atenção do público no mundo digital, as marcas que conseguem se diferenciar e se conectar com os consumidores ao longo da jornada de compra tendem a alcançar melhores resultados. Portanto, a colaboração entre os times de Branding e Marketing de Performance torna-se ainda mais crucial para o sucesso no cenário atual.

Você deve ter percebido que existem várias novidades no Marketing Digital para ficar atento em 2024. Mas calma, isso não quer dizer que você precisa investir em todas elas. O “pulo do gato” é escolher o que faz mais sentido para o seu ramo e a situação da sua empresa.

Para ter mais sucesso, é importante focar no básico e estar ligado às mudanças do mercado, aproveitando as oportunidades que surgem. Sabe o que ajuda nisso?

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