O que é um lançamento de produto digital?

Utilizado como uma metodologia de marketing digital voltada para a geração de grandes receitas em um curto espaço de tempo, o lançamento de produto digital é uma estratégia lucrativa, mas que deve ser usada com moderação e muito bem planejada.
Veja a seguir os principais pontos a saber sobre essa metodologia.
Como lançar um produto digital?
O lançamento de produtos de forma digital é uma modalidade de vendas mais agressiva. Aqui você tem como principal objetivo promover comprar por impulso em um curto espaço de tempo, que é movida pelo recurso da escassez.
Assim, você cria um evento com data, hora e limite de vendas ou tempo. Normalmente a modalidade costuma acontecer de 1 a 2 vezes por ano, com prazos estabelecidos para abertura e fechamento da comercialização.
Agora, para que a estratégia funcione é necessário investir em planejamento. No período de de pré-lançamento a empresa deve se concentrar em gerar as leads e prepará-las para a compra do seu produto com meses ou dias de antecedência da abertura do carrinho.
Para que serve o lançamento de produto digital?
O foco maior dessa estratégia de lançamento é conseguir gerar ansiedade, exclusividade e um senso de escassez irresistível para fazer as vendas fluírem. Esse método abusa de gatilhos mentais para impulsionar os interessados a realizarem a compra, já que a próxima oportunidade virá dali há 6 meses ou 1 ano.
Portanto, o fato de o produto não estar disponível a todo momento cria expectativas, apelando para o lado emocional do comprador, sendo um ótimo recurso quando se busca a conversão.
Esse tipo de apelação tem forte potencial para gerar um boom de vendas que não é comum no fluxo normal de um funil de vendas.
Quando usar o lançamento de produto digital?
Primeiro de tudo, queremos enfatizar que a metodologia do lançamento digital funciona como uma estratégia de vendas, mas não como um modelo de negócios. Por isso, pense bem antes de basear o seu empreendimento apenas nisso, já que não garante retornos financeiros regulares.
Outro ponto é definir como será a abordagem do lançamento de produto digital no seu negócio. Sim, ele gera um grande fluxo de caixa, mas também demanda um bom investimento, por isso será preciso se programar para o antes e o depois da ação.
A longo prazo você precisa analisar se o risco compensa, pois muitas vezes o fluxo normal do seu funil de vendas pode oferecer o mesmo retorno no final do ano.
Como ter sucesso no lançamento de produto digital?
Para conseguir usar essa estratégia corretamente, a empresa precisa investir no levantamento de leads, tráfego, estudos de público, elaboração de páginas e muitos outros, que são essenciais para obter bons resultados
Esse não é um investimento simples, assim os lançamentos precisam do máximo de alcance e conversão possíveis para justificar todo o trabalho e dinheiro reservado para a metodologia.
Dessa forma, garantir um bom planejamento de marketing é o que vai definir o sucesso da sua campanha. No fim, aproveite também para observar os resultados e verificar se essa estratégia foi benéfica para o seu negócio.
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