G4: O que é? Como funciona?

G4: O que é? Como funciona?

Google Analytics 4, ou G4, é a versão mais atualizada da ferramenta de análise de dados do Google. Desde o início, o objetivo do mecanismo é voltado a oferecer formas de mensurar dados de forma mais precisa, a fim de ajudar as empresas em suas tomadas de decisões. Atualmente, a versão mais robusta é a Universal Analytics, que se tornou o padrão nas propriedades do Google.

A grande novidade do G4 é utilizada para analisar a jornada de compra do cliente no seu site, desde o acesso até a compra, de forma mais inteligente e centrada. Outro enfoque seria a integração entre Web e aplicativos móveis. Vamos abaixo entender detalhadamente esse funcionamento.

Modelo baseado em eventos:

Imagine que você decidiu trocar de celular e decidiu pesquisar na internet. Você decide olhar no primeiro site. Ao entrar, você decide descer a barra de rolagem para ver outras possibilidades. Você então vai abrindo outras abas em paralelo para fazer as devidas comparações. Como você não iria executar a compra naquele momento, você fechou tudo que naquele momento estava pesquisando. Alguns dias depois, você decidiu pesquisar novamente por aquele produto, mas no lugar de pesquisar no Google, você foi direto no site específico, colocou o produto no carrinho, preencheu os dados e fez a compra. As diversas interações que o usuário fez ao navegar geram insights para as diferentes jornadas de compras. E uma vez que se tem posse de todos esses eventos, é possível ter informações sobre os usuários em análises e transformá-las em vendas. Além de fazer melhorias em campanhas.

Privacidade dos dados:

O GA4 não precisa de cookies (arquivos de texto com dados sobre o seu perfil e comportamento que servem para lembrar das informações) para coletar os dados e também não necessita armazenar o IP, o que garante mais privacidade aos usuários. Ademais, essa nova versão da ferramenta fornece os aparatos necessários para as empresas cumprirem as LGPD.

Aprendizado com base na Inteligência Artificial:

Essa abordagem serve para modelar os dados mantendo a segurança e privacidade dos usuários, como vimos acima. Aliado a isso, temos insights preditivos que são o aprendizado com base nos eventos.

Integração com Plataformas de Publicidade:

Devido à análise mais profunda que vimos ser possível fazer, fica mais transparente perceber os caminhos que o usuário passa até a compra, os principais pontos de conversão, entre outros pontos.

A grande diferença é que, devido a essas atualizações, a versão do Google Analytics 4 oferece dados mais concretos. É importante salientar que essas mudanças irão impactar o seu negócio e que será preciso um momento de adaptação.

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