O que é SEO? Como funciona? Guia Completo
O propósito inicial do Google era estabelecer-se como um vasto sistema organizador online, empregando a familiar estrutura de links para classificar páginas com base na sua pertinência em relação às consultas dos utilizadores. Sabemos que hoje ele tornou-se um dos maiores buscadores do mundo. Cerca de 99% das buscas são feitas nessa ferramenta. Além disso, cerca de 80% dos usuários pesquisam um produto no Google antes de realizar alguma compra, sem contar que 53% dos usuários descobrem novas empresas enquanto buscam serviços, segundo dados do Conversion. Por isso, ele será nosso orientador nesse artigo. Dito isso, é óbvio que toda empresa deseja aparecer nos principais resultados dos sites de busca, mas, no primeiro momento não se pensa em investir em mídia paga, a estratégia em foco torna-se orgânica para aparecer nos resultados gratuitos. Para isso, é preciso primeiro entender como funcionam essas buscas? Antes de chegarmos a essas respostas, faz-se necessário compreender de fato:
O que é SEO (Search Engine Optimization)?
Essa sigla significa Otimização para Mecanismos de Busca, trata-se de um conjunto de estratégias que irão direcionar os algoritmos dos principais buscadores, colocando em listas de relevância as buscas das pessoas usuárias na SERP (Search Engine Results Page), Página de resultados do mecanismo de busca, isso nada mais é do que aquela página com a lista de todos os links e resultados que os buscadores apresentam quando fazemos uma pesquisa.
O ponto é que a SERP tem uma estrutura para saber o objetivo da empresa e como a marca deseja se posicionar. Geralmente, essa página de resultados divide-se da seguinte forma:
- Conteúdo pago;
- Outras perguntas que as pessoas fazem relacionadas àquele tema/produto/serviço;
- Resultados orgânicos.
Como colocado, essa divisão é, na maior parte dos casos, não uma lei, visto que o Google leva sempre em consideração a experiência do usuário, por essa razão o algoritmo faz a filtragem seguindo alguns fatores de rankeamento que sofrem atualizações de tempos em tempos, como no caso do Google Core Update de março de 2024 (acesse nosso artigo para entender as novas mudanças:). Vamos entender como atuam essas filtragens.
Rastreamento, indexação e classificação de resultados
Imagine que você está organizando uma festa e precisa reunir todos os suprimentos necessários. Então você envia alguns amigos para procurar em diversas lojas itens como: comidas, bebidas, decorações, etc. Cada amigo fica responsável por examinar uma área específica e te relata o que encontrou. Do mesmo modo, funcionam os motores de busca, ou, nesse caso, o Googlebot, é ele que vai fazer esse rastreamento, examinando páginas da web em busca de conteúdos relevantes.
Seguindo ainda essa analogia, quando seus amigos retornam das lojas, é preciso organizar os suprimentos em categorias, como vimos acima, comidas, bebidas, decorações e assim por diante. Essa ação facilita você de encontrar o que precisa quando estiver montando a festa e é dessa forma que os motores de busca organizam as informações que foram coletadas durante o rastreamento e as armazenam em um banco de dados, neste caso, as páginas da web categorizam-se embasadas em palavras-chave.
Os convidados agora chegaram e começaram a pedir recomendações sobre onde encontrar coisas específicas na festa. Com base em suas preferências e necessidades, você os direciona para as áreas onde podem encontrar o que buscam: comida, bebidas, dentre outros. Semelhante a isso, quando alguém faz uma pesquisa em um mecanismo de busca, o algoritmo analisa todas as páginas indexadas que correspondem à consulta e classifica as que considera mais relevantes e úteis. Essas páginas são então exibidas nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERP), aparecendo nas primeiras posições.
As estratégias de SEO e otimização são ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade do seu conteúdo e direcionar tráfego qualificado para o seu site. No próximo blog, mergulharemos mais fundo nessas estratégias, oferecendo insights valiosos sobre como maximizar o potencial do seu conteúdo online. Prepare-se para descobrir técnicas que podem elevar sua presença digital e alcançar seu público-alvo de maneira mais eficaz. Não perca a oportunidade de aprimorar sua estratégia de SEO e otimização.
Junte-se a nós no próximo blog e dê o próximo passo rumo ao sucesso!
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